segunda-feira, 27 de janeiro de 2014

HISTÓRIA DE ALMIRANTE TAMANDARÉ (Olarias)

Olarias

A técnica de produção de blocos de argila (tijolo) para construção de casas e telhas para a cobertura das mesmas chegou com os colonos portugueses na região de Tamandaré. Com o tempo, esta atividade se tornou muito importante para a economia local. Principalmente pela abundância de matéria-prima existente nos rios que cortam a região.
Porém, uma técnica que ficou marcada na cultura local, apesar das novas gerações desconhecerem foi a telha “feita nas coxas”. Ou seja, o molde da telha era a própria coxa de quem a fabricava. Esta atividade estava ligada a um dos muitos serviços feitos por escravos. Porém, após a escravidão, esta técnica continuou sendo empregada por pessoas que não tinham condição de comprar telhas padronizadas.
Apesar de ser uma alternativa barata, a telha feita nas coxas apresentava problemas de encaixe pelo fato de que o serviço não era realizado por uma única pessoa, mas por várias, ocorrendo desta forma a despadronização no tamanho e largura, posto que tinham por base coxas diferentes. O resultado geralmente eram muitas goteiras em dias chuvosos.
No ano de 1900, o município contava com uma olaria segundo informa o “Almanach Paranaense 1900”, p. 135.
No contexto das informações presentes na página 3352 do “Almanak Laemmert, 1919-1920 – República dos Estados Unidos do Brasil - Capítulo Paraná”, eram donos de olarias no final da década de 1910 os Srs. João Melanski e Wadislau Bregenski.
Segundo a obra “Estado do Paraná, 1923 em seu capítulo Tamandaré”, existe referência que em 1923, o Sr. Carlos Macedo estava montando uma fábrica de telhas e tijolos no terreno de sua propriedade no Sumidouro. Eram produtos que, além de servirem a população local, poderiam ser exportados para a capital. Neste contexto, é possível observar na página 572 do “Almanak Laemmer, 1930 – 4º Volume – Estados do Sul”, a existência de uma olaria no final da década de 1920 pertencente a Fredolin Wolf. Na região da ponte do Taboão, existia a olaria Paulo C. Shimitz Cia Johnson, remontando a década de 1940.
Segundo o “Livro de Lançamento do Imposto/Imposto de indústria, profissões de pesos e medidas. 1947-1961 da Prefeitura Municipal de Timoneira”, é identificada existência na sede do município da olaria do Sr. Pedro Jorge, que remontava a década de 1940. O “Arquivo de Requerimento apresentado à Prefeitura municipal de Tamandaré a contar de 11 de novembro a 30 de dezembro de 1931”, faz referência que em 1950 existia a Irmãos Bini Ltda na Sede; Himério Lugarini no Passaúna e Indústrias R. Fredolin Wolf na Lamenha Pequena.

TEXTO EXTRAÍDO DA OBRA CONSIDERAÇÕES HISTÓRICAS E GEOGRÁFICAS SOBRE O MUNICÍPIO DE ALMIRANTE TAMANDARÉ-PR que pode ser visualizado nos links:



Nenhum comentário:

Postar um comentário