quinta-feira, 16 de janeiro de 2014

HISTÓRIA DE ALMIRANTE TAMANDARÉ

TEXTO EXTRAÍDO DA OBRA CONSIDERAÇÕES HISTÓRICAS E GEOGRÁFICAS SOBRE O MUNICÍPIO DE ALMIRANTE TAMANDARÉ-PR que pode ser visualizado nos links:


Pioneiro Templo da Assembléia de Deus, no Bairro/Foto: (indeterminado).

BAIRRO CAMPINA DO ARRUDA

O Bairro da Campina do Arruda aparentemente possui uma denominação fitotôponima. Porém, sua denominação não se liga ao vegetal arruda, mas sim ao Rio Arruda, que banha a região e que é tributário do Rio Atuba. Neste sentido, a denominação que se estende a região é um hidrotopônimo ligado às características físicas da região, que é uma campina. É um bairro que possui uma área de 2,21 km². Provavelmente pela proximidade com o rio Atuba, seu território era habitado ou conhecido desde antes do século XVIII.
Segundo consta na p. 142 do “Diccionario Histórico e Geographico do Paraná” elaborado por Agostinho Ermelino de Leão, o atual bairro era inicialmente um Quarteirão do município de Colombo, onde foi fundada a Colônia Antônio Prado.
A mesma fonte cita que existiam registros de vários terrenos legítimos, sendo um com área de 1.674.500 m² pertencente a José Francisco Guimarães, datado de 1º de maio de 1902; outro com área de 58 hectares pertencentes a Mathias Antônio da Silva.
Porém, o “Livro de Registro de Terras da Parochia de Curityba de 1856” revela que a região era amplamente habitada para a época como pode ser observado nos parágrafos infracitados:
“Registro nº 1.087, de 13 de maio de 1856”: “Joaquim Rosa do Carmo e outros declaram que possuem em comum com seus irmãos Manoel Lourenço, José Lourenço, Francisco Lourenço e Balbina Maria uma sorte de terras lavradias na passagem denominada Arruda, que obtiveram de seus pais que se divide de um lado com João Francisco Guimarães, de outro com Antônio da Roça Grande, pelo rio abaixo por outro lado com os herdeiros dos Luz, de cujas terras vêm fazer declaração para ser registrada na forma da Lei....”
O “Registro nº 128, de 22 de fevereiro de 1856” dispõe o seguinte:
“João Francisco Guimarães declara que possui uma sorte de terras lavradias na paragem denominada Arruda, possuidor por compra, com seiscentas braças de frente e setecentas de fundo, mais ou menos, as divisas são as seguintes: do lado do Nascente com a família de Antônio Lourenço e com a família de Lisboa; principia no rio Atuba por um córrego acima findado, segue a quebrada até a Cachoeira; dali a rumo do Norte e encontra-se com a Cachoeira de uma barraca que se acha no sito rumo; tem uma vertente em um pinheral; no fundo divide com Joaquim Bandeira, Manoel Bueno e Antônio dos Santos...”
Augustinho Ermilino de Leão na obra supracitada informa, na p. 142 que em 1916 a população do bairro era de 405 habitantes. O censo escolar de 1920 demonstrava a existência de 81 crianças em idade escolar.
Atualmente, o bairro se encontra altamente conurbado com a Capital do Estado e a cidade de Colombo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário