domingo, 19 de janeiro de 2014

HISTÓRIA DE ALMIRANTE TAMANDARÉ

INAUGURAÇÃO DA COLONIA ANTÔNIO PRADO 

Igreja de Santo Antônio
Foto: Antonio Ilson Kotoviski Filho, abril de 2011.
Em virtude do bom andamento do projeto, foi marcado para o dia 15 de agosto de 1886 a solenidade de inauguração, a qual foi descrita da seguinte forma pela Gazeta Paranaense, de 19 de agosto de 1886: “No dia 15 do corrente inaugura-se o novo núcleo de imigrantes – “Antônio Prado”.
 Situado em ubérrimos terrenos, comprados pelo Exmo Sr. Dr. Faria Sobrinho ao Sr. Lunkmoss, na Cachoeira, distrito desta cidade, o novo núcleo promete e tem todos os elementos para prosperar, porquanto as terras são de excelente qualidade e os imigrantes ali localizados estão muitíssimo satisfeitos, segundo o que deles mesmo ouvimos.
O novo núcleo está dividido em 59 lotes, e destes estão ocupados 37 por 170 indivíduos que constituem 36 famílias.
Estes imigrantes são italianos e polacos, povos que mais se têm dedicado, entre nós, à agricultura, exclusivamente.
O novo núcleo ocupa uma área de 4.349.000 m² de terreno bastante ondulado, porém, todo ele de excelente qualidade.
Cada lote tem área média 74.000 m² ou 3 ½ alqueires mais ou menos.
A posição geográfica desse núcleo é a seguinte: ao norte limita-se com terras do Sr. José de Christo. Ao sul divisa-se com o núcleo provincial São Venâncio. A este com terrenos do Sr. José Francisco Guimarães e núcleo Alfredo Chaves. A oeste limita-se com terras do Sr. José de Christo e com o núcleo São Venâncio.
As condições do solo e a qualidade dos terrenos de reconhecimento uberdade asseguram aos imigrantes ali localizados um futuro próspero, que também lhes é garantido pelo devotamento ao trabalho da agricultura, que tanto tem distinguido e recomendado a imigração polaca e italiana entre nós...
À chegada, foi S. Exa. Sr. Dr. Vice-Presidente recebido pelo inteligente engenheiro da província, Dr. Ferreira de Abreu, pelo infatigável agente oficial de colonização, o Sr. Candido Rodrigues Soares Meirelles, e por muitos imigrantes e suas famílias, que ansiosos esperavam a primeira autoridade da província.
À entrada de um espaçoso largo, em frente a uma casa de imigrante e um pouco aquém da capela, elevava-se um arco de folhagem, do qual pendia uma bandeira com a seguinte inscrição: Núcleo Antônio Prado.
No centro, um outro arco igualmente de folhagem continha esta inscrição: Povoar e libertar, eis a divisa; e um outro arco no caminho da capela lia-se Hosanos ao Dr. Faria Sobrinho.
Chegados a este ponto, dirigiram-se todos para a capela, onde o revmo. Padre José Tedeschi celebrou o santo sacrifício da missa que foi ouvida por S. Exa. Sr. Vice-Presidente da Província; da porta da capela, dirigindo a palavra aos imigrantes os aconselhou ao trabalho e, declarando inaugurado o núcleo “Antônio Prado”, disse:
“Esta denominação significa não só um preito de reconhecimento, como também uma justa homenagem, que, em nome da Província, julguei dever render ao emérito cidadão assim chamado; porque, a bem dos relevantes serviços se têm recomendado ao País, há favorecido ao Paraná com os recursos precisos para o estabelecimento de imigrantes, concorrendo, portanto, na importante pasta que ocupa, para que esta Província possa auferir as incontestáveis vantagens da imigração”.
Em seguida foi servido um lauto almoço a S. Exa. e a toda comitiva, durante o qual foi o Exmo Sr. Dr. Faria Sobrinho saudado muitas e repetidas vezes (...)”


TEXTO EXTRAÍDO DA OBRA CONSIDERAÇÕES HISTÓRICAS E GEOGRÁFICAS SOBRE O MUNICÍPIO DE ALMIRANTE TAMANDARÉ-PR que pode ser visualizado nos links:


Nenhum comentário:

Postar um comentário