quarta-feira, 22 de janeiro de 2014

HISTÓRIA DE ALMIRANTE TAMANDARÉ

TEXTO EXTRAÍDO DA OBRA CONSIDERAÇÕES HISTÓRICAS E GEOGRÁFICAS SOBRE O MUNICÍPIO DE ALMIRANTE TAMANDARÉ-PR que pode ser visualizado nos links:



Festivais de futebol

Pioneiramente, as competições futebolísticas começaram a ser organizadas na cidade nas décadas de 1960 e 1970, as quais eram denominadas de Festivais de Futebol, que na verdade eram torneios realizados sempre em um domingo de cada mês, em localidades diferentes. Além do futebol, contavam em algumas edições com apresentações de dança ao ar livre. A princípio, os organizadores mandavam um convite (ofício) para os líderes de time de cada localidade de Almirante Tamandaré.
“Segundo relatos de moradores antigos, um desses torneios seria realizado no campo do São Miguel (onde hoje é a garagem da TABA, junto à atual Rua Pedro Jorge Kotoviski). E por indisciplina de sua torcida e jogadores, a localidade do Botiatuba não foi convidada. Torcedores do time da localidade revoltados com tal atitude dos organizadores resolveram se vingar. Eis que, na madrugada de sábado para domingo, eles araram o campo.
No domingo de manhã, quando os organizadores chegaram e viram aquilo, ficaram loucos. Porém, com um pequeno mutirão conseguiram arrumar o campo. No entanto, já passava das duas horas, segundo um dos relatores que era morador da localidade e era piá na época, o qual foi solicitado para ver como estava o clima. Chegando lá, viu todos bravos, mas sequer desconfiavam de quem havia feito tal sacanagem. Voltou até a Igreja do Botiatuba e informou que o festival ia começar e que ninguém desconfiava do autor daquela sacanagem. Diante disso, se reuniram os jovens do Botiatuba e foram ver o festival.

Chegando lá, perceberam que apesar do pessoal não saber quem foi, desconfiavam deles. No tocante desse clima hostil, a turminha do Botiatuba subiu no caminhão e estava indo embora. Foi neste instante que, por destino a bola (a única) passou em frente ao caminhão. Resultado: O motorista ao invés de desviar, passou por cima e fugiu, para evitar confusão. Neste contexto todo, o Festival do São Miguel não teve um campeão naquele dia.

Nenhum comentário:

Postar um comentário