quinta-feira, 23 de janeiro de 2014

HISTÓRIA DE ALMIRANTE TAMANDARÉ

Estradas do Marmeleiro

Portal da Estrada do Marmeleiro, infelizmente depredado por vândalos que furtaram a placa de bronze inaugural/Foto: Antonio Ilson Kotoviski Filho, dezembro de 2011.



Com traçado sinuoso, subidas com grande grau de inclinação e acompanhando serras e rios, a Estrada do Marmeleiro por mais de três séculos serviu de caminho para muitos emigrantes e pioneiros colonos portugueses que buscaram a sorte de encontrar riquezas minerais ou simplesmente ter uma vida tranquila nas concessões que lhes eram doadas.
A princípio, o começo dela era na Conceição, ainda no século XVII. Não surgiu como estrada, mas sim como carreiros que saíam das terras tomadas posse. E conforme iam se formado sítios ao longo desses carreiros, um caminho natural começava a se formar. Principalmente, porque se ligava a outros caminhos que se encontravam com ela.
Por ser uma estrada disposta a partir de carreiros, com o tempo começou a não mais atender as necessidades da população, necessitando ser melhorada, como é possível observar no pedido de 04 de julho de 1862 presente na página 66 do “Relatório do Presidente Gomes Nogueira da Província do Paraná, na data de 15 de fevereiro de 1863”, quando os habitantes do Quarteirão do Marmeleiro “pediram a necessária permissão para proceder aos desvios e melhoramentos nesta estrada, no intuito de encurtar a distância que há a percorrer”, os quais foram atendidos.
Em virtude deste tímido caminho, muitas terras foram distribuídas as suas margens e região, e os principais beneficiados foram os imigrantes italianos, poloneses e alemães. A própria localidade da Conceição da Meia Lua, por onde passa a Estrada foi um primitivo local de assentamento, assim como a região de Santa Rita e Marmeleiro.

No início do século XIX, a Estrada do Marmeleiro se ligava com a Estrada do Assunguy. Atualmente, a Estrada do Marmeleiro é oficialmente conhecida como Antonio Eduardo Trevisan (trecho asfaltado entre 1996-1997), Rodovia dos Minérios até a divisa do Bairro Marmeleiro com o Bairro Alto São Sebastião (estrada de saibro) onde a estrada é denominada de Arlindo de França, seguindo até a divisa do município (Rio da Barra de Santa Rita) com Campo Magro. 

TEXTO EXTRAÍDO DA OBRA CONSIDERAÇÕES HISTÓRICAS E GEOGRÁFICAS SOBRE O MUNICÍPIO DE ALMIRANTE TAMANDARÉ-PR que pode ser visualizado nos links:


Nenhum comentário:

Postar um comentário