sábado, 11 de janeiro de 2014

Os Subcomissários de Tamandaré

O cargo de Comissário e Subcomissário de polícia não era muito bem recebido pelas pessoas, como é possível perceber no “Relatório do Chefe de Polícia Interino Benedicto Pereira da Silva Carrão enviado ao Secretário dos Negócios do Interior, Justiça e Instrucção Pública do Paraná, em 30 de setembro de 1895”, p. 8:“Como sempre, e actualmente ainda mais pronunciada, é a negação por parte de pessoas qualificadas, de respeito e de posição social, para os cargos de autoridades policiais no Estado do Paraná.
Por empenho, apellando muitas vezes para o sentimento de amizade particular, tendo conseguido que alguns cidadãos de accenttuada posição acceitem os cargos policiaes, em que são verdadeiras garantias.
É por isso de toda a justiça que tributemos n’este capítulo os louvores aos cidadãos que sem retribuição pecuniária alguma, com dedicação e desinteresse achão-se servindo cargos policiaes em diversos districto de nosso Estado”.
Em decorrência da não simpatia pelo cargo, geralmente era o Subcomissário o cargo oferecido na Vila de Tamandaré, e o município era um Distrito Policial subordinado ao Termo de Curitiba, indicado pelo Prefeito ao Chefe de Polícia, que solicitava a nomeação deste para o governador, como definia o Artigo nº 177, da Lei nº 191, de 14 de fevereiro de 1896.
Segundo consta em um “Termo de Bem Viver” lavrado oficialmente no Cartório de Pacotuba, em 27 de janeiro de 1877, respondia ao cargo de Subdelegado do Distrito de Pacotuba, o Sr. Gustavo Von Krüger.
O jornal “O Paranaense, de 07 de agosto de 1881”, informava a nomeação de Theolindo Baptista de Siqueira para o cargo de subdelegado do Distrito de Pacotuba.
No ano de 1889, para atender o Distrito do Pacotuba é nomeado Subdelegado o Capitão Antônio Candido de Siqueira. Após, em 15 de julho de 1890, é nomeado ao cargo o Sr. Manoel Francisco Dias.
Em março de 1891 foi nomeado subdelegado do Distrito de Tamandaré João Candido de Oliveira, sendo depois exonerado em 1º de abril de 1890 junto com o suplente Frederico Augusto de Souza e Vasconcellos. Diante disso, por Ato Governamental, de 17 de abril de 1891, foram nomeados como 1º, 2º e 3º suplentes do subdelegado os respectivos Srs.: Souza Machado, Mathias Propryá e Manoel Ignacio de Faria Sobrinho.
Em 04 de junho de 1892, foi nomeado o Subcomissário do Distrito Policial de Tamandaré, Tibúrcio de Paula Cabral, ficando como 1º Suplente Sr. Manoel Furquim Pereira (nomeado em 14 de dezembro de 1894), 2º Suplente Joaquim de Araujo Farias (nomeado na mesma data) e Sr. João Teixeira de Farias.
Em 1895, a Vila de Tamandaré contava com 5 “praças” (soldados de fato) para dar apoio ao Subcomissário.
Em 21 de julho de 1897, é aceito o pedido de exoneração do Sr. Tiburcio de Paula Cabral. Por efeito o Acto nº 192, de 07 de agosto de 1897, são nomeados para o cargo de Subcomissário o Sr. Joaquim da Costa Cabral, e como 1º suplente o Sr. Adolpho Lamenha de Siqueira.
Por Decreto nº 165, de 12 de julho de 1900, é exonerado Joaquim da Costa Cabral e nomeado Subcomissário o Capitão Antônio Candido de Siqueira. Seus suplentes e posteriores Subcomissários foram: Bento Alves da Conceição, nomeado em 12 de julho de 1900, Octavio Francisco Dias, nomeado na mesma data. Em 26 de novembro de 1900, era nomeado Adolpho Lamenha de Siqueira.
Em 26 de setembro de 1904, em decorrência do Decreto nº 343, foi nomeado subcomissário o Sr. Adolpho Lamenha de Siqueira.
No período de 1908-1912, foram subcomissários os Srs. João Evangelista Artigas, Laurindo José Cordeiro (nomeados em 19 de fevereiro de 1908), João Evangelista dos Santos Ribas e Francisco Lino Freitas. Por Decreto nº 31, de 19 de janeiro de 1909, é nomeado o Sr. Geraldo Euclides de Christo, depois substituído por José Teixeira de Farias, que foi exonerado e substituído na data de 28 de fevereiro de 1910, sendo nomeado o Sr. José Agostinho da Silva. Pelo Decreto nº 232, de 27 de março de 1912, era nomeado a exercer a função de subcomissário o Sr. Jorge Agner Kendrick. No ano de 1919, o cargo era exercido pelo Sr. Emílio Johnson e Joaquim Pereira de Andrade.
No período de 1920-1923, exerceu a função o Major Antônio Baptista de Siqueira, sendo seus suplentes os Srs. João Evangelista dos Santos Ribas, Octavio Ribas Machado e Joaquim de Barros Teixeira.

TEXTO EXTRAÍDO DA OBRA CONSIDERAÇÕES HISTÓRICAS E GEOGRÁFICAS SOBRE O MUNICÍPIO DE ALMIRANTE TAMANDARÉ-PR que pode ser visualizado nos links:

Nenhum comentário:

Postar um comentário