domingo, 5 de janeiro de 2014

TRIBUNA DOS MINÉRIOS

Os quatro primeiros números do Jornal da Cachoeira eram mimeografados.
              Em destaque o exemplar nº 3, de 29 de dezembro de 1967.

Fonte: Acervo da Biblioteca Pública do Paraná/Divisão de Documentação Paranaense.
Na data de 27 de outubro de 1967, é fundado pelo saudoso, lutador e perseverante cidadão de Almirante Tamandaré, o Sr. José de Souza Mattos, o “Jornal de Cachoeira”, que levava informações da cidade e região dos minérios. A redação estava estabelecida inicialmente junto à Rua Marginal, s/n, Vila Joly, Cachoeira, Almirante Tamandaré. Em fevereiro de 1969 é editado o exemplar nº 17, o qual foi o último com a denominação de Jornal da Cachoeira, passando a chamar-se Tribuna dos Minérios a partir do nº 18. No ano de 1973, se torna Órgão Oficial do Município de Rio Branco do Sul pela Lei nº 05/1973, e no ano de 1997, se torna Órgão Oficial do Município de Dr. Ulysses pela Lei nº 09/1997.
Pioneiramente, prestou serviços de divulgação dos atos dos poderes públicos tamandareenses na gestão de Prefeito Antonio Johnson. Com o advento da Lei Municipal nº 04/1973, de 26 de março de 1973 foi interrompida a prestação do serviço. Após esta prestação de serviço foi oficializada pela Lei Municipal nº 32/1974, de 20 de dezembro de 1974, sancionada pelo Prefeito Eurípedes de Siqueira e publicada na Tribuna dos Minérios, de 27 de dezembro de 1974, nº 162, p. 4.
Na atualidade, fazem parte de seu repertório de notícias os municípios de Rio Branco do Sul, Itaperuçu, Cerro Azul, Almirante Tamandaré e Dr. Ulysses.
A evolução do Jornal da Cachoeira é contada da seguinte maneira pelo saudoso José de Souza Mattos in memoriam, publicada na Tribuna dos Minérios, de outubro de 1969, nº 25, sob o título de manchete “Tribuna dos Minérios Vence Mais uma Etapa”:
“Foi em outubro de 1967, que este nosso jornal apareceu em público.
No início era como sementinha de mostarda germinando, que ninguém dava nada por ele: duas páginas mimiografado, 35 exemplares etc.
Ainda no início houve críticas e dúvidas.
Porém, com as graças de Deus, começaram aparecer as cartas de incentivo, palavras de ânimo e até mesmo colaborações.
Daí o nosso jornal passou a ter quatro páginas impressas, levando assim ao prezado leitor, uma aparência mais agradável.
Seu primeiro nome era Jornal de Cachoeira. Isto porque seu propósito inicial estava restrito aos interesses deste bairro com o mesmo nome.
Mas com o progresso sempre crescente (no que diz respeito aos leitores e simpatizantes), nosso órgão passou a interessar a todo município tamandareense, e em seguida a outros municípios. Assim, aliando as sugestões de amigos, o Jornal de Cachoeira mudou seu título para o atual, ou seja, “Tribuna dos Minérios”.
Esta mudança deu-lhe um impulso excepcional.
E hoje ao completar seu 2º aniversário de fundação; ao passar para o 3º ano de sua existência, podendo com muita honra e orgulho, dizer: Nosso Jornal Venceu Mais Uma Etapa!
Pois aquele mesmo jornal que pertencia apenas à Cachoeira! Aquele mesmo jornal que há dois anos (repetimos mais uma vez) tinha apenas duas páginas, com uma tiragem de 35 exemplares e, portanto, poucas pessoas o liam. Hoje, mais uma vez graças a Deus, este jornal já conquistou dois municípios, já possui outros simpatizantes, está sendo lido em mais de 15 municípios paranaenses, isto sem contar ainda com o Distrito Federal (Brasília), e outros Estados como Guanabara, Minas Gerais, Santa Catarina etc. É verdade que estes últimos são em proporções menores, mas sentimo-nos realmente satisfeitos.”.

TEXTO EXTRAÍDO DA OBRA CONSIDERAÇÕES HISTÓRICAS E GEOGRÁFICAS SOBRE O MUNICÍPIO DE ALMIRANTE TAMANDARÉ-PR que pode ser visualizado nos links:

Nenhum comentário:

Postar um comentário